BookTok: A Revolução Literária na Era Digital


Em um artigo recentemente publicado no Jornal da USP, foi destacado o impacto significativo das redes sociais na promoção e discussão de livros. O TikTok, em particular, emergiu como uma plataforma influente, onde os influenciadores digitais, conhecidos como booktokers, estão redefinindo a maneira como os livros são divulgados.

Os booktokers, em sua maioria jovens, realizam resenhas de livros de diversos gêneros. A hashtag BookTok, que geralmente acompanha os vídeos desses influenciadores, já acumulou cerca de 206 bilhões de visualizações. Mas a popularidade dos livros não se limita ao universo digital. Autores como a norte-americana Colleen Hoover tornaram-se fenômenos do TikTok graças à promoção de suas obras na plataforma.

Aline Frederico, professora de Editoração da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, explicou no artigo que é comum nas comunicações de massa que certos grupos tenham grande poder de influência e consigam gerar impacto através de suas recomendações. No entanto, ela ressalta que as redes sociais não são um fator determinante para o sucesso de um livro.

Josmar Andrade, professor de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), do mestrado profissional Empreendedorismo da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária (FEA) e assessor da Agência USP de Inovação, concorda com Aline. Ele explica que uma obra literária é um produto como qualquer outro que busca seu público consumidor.

Em resumo, o artigo do Jornal da USP destaca como a era digital trouxe novas maneiras de promover e consumir literatura. Embora as redes sociais não sejam um fator determinante para o sucesso de um livro, elas oferecem uma nova maneira de conectar autores e leitores, e podem ter um impacto significativo nas vendas de livros.

Confira o texto completo.

José Fagner Alves Santos

Postar um comentário

José Fagner. Theme by STS.